Nanzen-ji, localizado na base da montanha Higashiyama em Kyoto, é um dos mais importantes templos budistas do Japão. É o templo principal de umas das escolas da seita Rinzai do budismo japonês e inclui vários subtemplos que o tornam grande.
A história de Nanzen-ji remonta a meados do século 13, quando o imperador Kameyama construiu sua vila de descanso no local atual do templo e mais tarde a converteu em um templo Zen. Após sua fundação, Nanzen-ji cresceu continuamente, mas seus edifícios foram todos destruídos durante guerras civis no final do período Muromachi (1333-1573). O mais antigo dos edifícios atuais foi construído após esse período.
Assim que chegar ao templo, suba até o topo do Portão Sanmon para ter uma ideia da extensão dos jardins do local. A partir do topo, vá até o salão principal para saborear uma xícara de chá verde e apreciar a cachoeira ou vá até o jardim de cascalho para meditar. Logo depois do salão principal há um aqueduto de tijolos vermelhos que foi construído durante a era Meiji (de 1868 a 1912) e atualmente é uma atração turística.