Os edifícios principais do Castelo de Shuri foram destruídos por um incêndio na noite de 31 de outubro de 2019. Existem planos para reconstruir o castelo até 2026. Nesse ínterim, os turistas são incentivados a visitar o castelo e observar as obras de reconstrução.
Hoje, um distrito da cidade de Naha, Shuri é o nome da antiga capital do Reino Ryukyu. O Castelo de Shuri serviu como centro administrativo e residência dos reis Ryukyu por vários séculos até Okinawa se tornar uma prefeitura japonesa em 1879. O castelo foi incluído como um dos castelos do Reino de Ryukyu declarados como Patrimônio Mundial da Unesco.
O Castelo de Shuri foi originalmente construído no final dos anos 1300 e desempenhou um papel fundamental na unificação política da ilha. Guerras e incêndios destruíram o castelo várias vezes ao longo dos séculos, mais recentemente na Batalha de Okinawa em 1945. Os edifícios atuais são belas reconstruções que datam de 1992. A abordagem dos edifícios centrais do castelo passa por vários portões, incluindo o conhecido Portão Shureimon . A localização do castelo no topo da colina permite belas vistas de Naha ao longo do caminho.
No topo da colina fica o salão principal do castelo, o Seiden. Antigo local de eventos importantes de estado e cerimônias, o Seiden é o edifício mais ricamente decorado e um marco de Okinawa. Seu projeto arquitetônico e cor vermelho diferem significativamente daqueles dos castelos no Japão continental.