O Castelo de Nagoya foi construído no início do Período Edo, como a sede de um dos três ramos da família governante Tokugawa. Como tal, era um dos maiores castelos do país, e a cidade ao redor acabou se tornando a quarta maior cidade do Japão.
A maioria dos edifícios do castelo foi destruída nos ataques aéreos de 1945, e a atual reconstrução de concreto data de 1959. O parque que rodeia o castelo apresenta dois círculos de fossos e paredes impressionantes, tornando-se um local atraente para o hanami durante a temporada de floração das cerejeiras, que geralmente atinge o pico no final de março ou início de abril.
Meio século após a sua destruição na guerra, o palácio foi reconstruído com materiais e técnicas de construção tradicionais. Ele contém saguões de entrada e recepção, bem como salas reservadas para o visitante, com belas pinturas replicadas nas portas de correr (fusuma).
Em outro projeto ambicioso, a cidade planeja reconstruir a fortaleza principal do Castelo de Nagoya em madeira até 2028. A fortaleza principal de concreto armado foi fechada ao público em maio de 2018 e está programada para ser demolida em 2023.